2º Fórum Fashion Revolution acontece no Unibes Cultural

A segunda edição do Fórum Fashion Revolution acontece nos próximos dias 10 e 11 de outubro na Unibes Cultural, com entrada gratuita. O evento traz como conceito a moda sustentável e seu consumo de forma responsável, baseados nos impactos ambientais e sociais gerados pela indústria fashion ao longo dos anos.

O evento oferecerá 50 talks com pesquisadores, professores e especialistas do setor que debaterão sobre as necessidades de mudança na indústria, na cultura e na política. Como resultado, o encontro busca propor ações e ideias que contribuam para o impacto positivo da moda, desde sua fabricação até o consumo. Além de explorar novos cenários e desafios dentro desta indústria nos anos seguintes.

Com o objetivo de complementar as informações do evento, os organizadores lançarão um e-book gratuito sobre a indústria fashion e seus impactos no âmbito social e ambiental. "O Fórum Fashion Revolution representa um avanço das reflexões e ações pró sustentabilidade desenvolvidas no Brasil nos últimos anos" diz Cacá W. Camargo, doutora em Design e articuladora acadêmica do Fórum.

Para o Fashion Fórum deste ano foram selecionados 58 trabalhos dos 130 submetidos, que serão apresentados durante os dois dias do evento. A programação está dividida em três pilares: mudanças na indústria, mudanças culturais e mudanças políticas, que incluem temas como a tecnologia aplicada à transparência, roupas modulares, inovação em tecidos, futuro de negócios responsáveis, entre outros.

O movimento Fashion Revolution foi criado por um conselho global de profissionais da moda após a tragédia ocorrida no dia 24 de abril de 2013 em Bangladesh, onde 1.134 trabalhadores da indústria da confecção morreram e outras 2.500 terminaram feridas por causa do desabamento do edifício Rana Plaza. As vítimas trabalhavam para marcas globais em condições análogas à da escravidão.

Posteriormente, a campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e o impacto do processo de produção e consumo. Confira a programação completa no site, clique aqui.

Serviço

Data: 10 e 11 de outubro
Horário: das 10h às 20h
Local: Unibes Cultural
Ingresso gratuito

 

04.10.2019