Confira todas as informações sobre o Prêmio Muda 2020

Reprodução: Vogue Brasil

Vem aí o Prêmio Muda 2020! Organizada por Vogue, GQ, Glamour e Casa Vogue, das Edições Globo Condé Nast, a premiação reconhece o empenho de empresas dos setores de moda, beleza e design em aplicar uma cadeia de produção sustentável – o que vai das práticas positivas para o meio ambiente até a gestão consciente de pessoas.  

O prêmio mais uma vez será feito em parceria com o Sistema B. Autoridade na avaliação e validação de empresas sustentáveis, a organização – cuja missão é redefinir o conceito de sucesso nos negócios visando o “lucro com benefícios socioambientais" – surgiu nos Estados Unidos em 2006 e hoje está em vários países do mundo: na América do Sul, o Chile foi o primeiro a abraçar o movimento, seguido por Argentina e Colômbia; já no Brasil, chegou em 2013. Entre as empresas brasileiras que já receberam a certificação estão Natura, Insecta, Flavia Aranha e Mãe Terra.

Quem pode se inscrever?
Empresas brasileiras (ou com sede no Brasil )dos setores de moda, beleza e design, de pequeno e médio porte, consolidadas ou novatas, que acreditem ter um impacto socioambiental positivo.

Há algum custo para participar?
A participação é gratuita. A Avaliação de Impacto B está disponível on-line para empresas de qualquer setor e tamanho.  Inscreva-se aqui.

Quais são os requisitos para participar?
a. Realizar cadastro na Avaliação de Impacto B

b. Preencher as áreas de Trabalhadores, Comunidade e Meio Ambiente da Avaliação de Impacto B

c. Atuar em um dos setores que serão avaliados Moda, Beleza ou Design

Em caso de dúvidas, a participação das empresas inscritas será validada pelo Comitê de organizadores do Prêmio e se necessário pelo Conselho de Especialistas para garantir que elas são elegíveis ao Prêmio.

Quais são as fases dos prêmios?
1ª fase: Completar as áreas de Trabalhadores, Comunidade e Meio Ambiente da Avaliação de Impacto B. Dessa fase são extraídas as 10 empresas com melhor performance, em cada categoria, que participarão da próxima etapa. 2ª fase: As empresas respondem perguntas qualitativas definidas pelo conselho, a respeito do seu impacto positivo. Essas respostas são avaliadas pelo conselho que seleciona as empresas vencedoras.

Quais são as categorias dos prêmios?
Teremos 4 categorias: terra (avaliação sustentável), gente (avaliação social), voto popular (votação livre na internet) e B+ (para aquelas que já são Empresas B Certificadas, escolhidas pelas redações e conselheiros). Além disso, essas 4 categorias são ainda divididas em mais 2: pequenas (até 50 funcionários), médias (mais de 50 funcionários).

Como me cadastrar?
Complete suas informações cadastrais para receber o seu login e senha no link fornecido pelo prêmio.*Não esqueça de anotar sua senha! Você pode sair e voltar ao questionário para finalizar suas respostas até o fim do período de inscrições 

O que é a avaliação de Impacto B?
A Avaliação de Impacto B é  uma ferramenta on-line, gratuita e confidencial para as empresas interessadas em compreender e melhorar o seu impacto positivo. Ao final da avaliação, um diagnóstico é fornecido (por meio de uma escala objetiva e compreensiva) sobre o desempenho social e ambiental da empresa nas seguintes áreas: Governança, Trabalhadores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes. Para o Prêmio Muda, não é necessário o preenchimento integral da plataforma, mas fica a nossa dica se você quer se certificar com uma empresa B, ou se quer melhorar sua gestão, considerando o planeta e a sociedade nas suas decisões gerenciais.

Qual o prazo para me inscrever?
As inscrições estão abertas até 10.05.2020.

Quando serão anunciados os finalistas?
Em junho de 2020.

REGULAMENTO Prêmio Muda
PARTICIPANTES QUE JÁ SÃO CADASTRADOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO B

Não é necessário criar um novo login. Entre em contato com a equipe do Sistema B, informe que já possui cadastro e confirme o seu interesse em participar desta edição do prêmio, no e-mail pedro.augusto@sistemab.orge lucas@sistemab.org. Não esqueça de atualizar suas respostas.

COMO EU SEI SE MEU CADASTRO DO PRÊMIO ESTÁ COMPLETO?
Na plataforma, complete as perguntas da Avaliação de Impacto e o Perfil da Empresa e Usuário. Importante: Sempre  aperte o botão de Confirmar no canto inferior direito ao responder uma pergunta para assegurar que sua resposta foi salva. Você poderá sair e voltar às perguntas do questionário a qualquer momento, no entanto serão consideradas como respostas finais da Avaliação as que tiverem disponíveis na data do fim das inscrições. 

QUAL O TAMANHO DO QUESTIONÁRIO? QUANTO TEMPO LEVA PARA COMPLETAR?
A Avaliação de Impacto B  contém 240 perguntas (o número de questões pode variar de acordo com as características registradas da empresa). Para o Prêmio Muda, deverão ser preenchidas apenas 3 de 5 áreas da Avaliação de Impacto B(Trabalhadores, Comunidade e Meio Ambiente), que totalizam em torno de 100 perguntas. Em média, o preenchimento da Avaliação leva de 1,5 horas a 2 horas. Sendo de 30 a 45 minutos para cada uma das áreas: trabalhadores, comunidades e meio ambiente. O questionário completo pode ser preenchido, mas somente as 3 áreas serão analisadas para o Prêmio Muda. 

O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS, OU OUTROS IDIOMAS?
Sim, para alterar o idioma basta você ir nas configurações do usuário e basta selecionar alguns dos idiomas disponíveis para escolher: Inglês, Português, Espanhol e Francês.

SOU UMA  EMPRESA COM MENOS DE 12 MESES DE OPERAÇÃO. COMO DEVO PROCEDER?
A Avaliação de Impacto B pode ser aplicada a empresas que estão começando. Você deve responder as perguntas conforme o período de operação da empresa.

AS INFORMAÇÕES DIVULGADAS PELA MINHA EMPRESA SERÃO SIGILOSAS?
Sim. Suas informações permanecerão sigilosas, a única informação que será utilizada  e divulgada entre os organizadores do Prêmio será o seu desempenho geral e em cada categoria. Ao se inscrever no link de acesso do site você concorda em compartilhar sua performance com os organizadores do prêmio e o conselho.

MINHA EMPRESA CONSEGUE TER ACESSO AO QUESTIONÁRIO ANTES DE SE INSCREVER?
O questionário gerado é personalizado de acordo com o tamanho, setor e localização da empresa, não há um questionário padrão para todos, portanto não é possível ter acesso ao questionário previamente. No entanto, após o login você pode imprimir uma versão em PDF das questões que irá responder. * Não se esqueça que a versão on-line permite que você salve as respostas a cada passo dado, para que você possa voltar depois e continuar de onde parou.

COMO DISTRIBUO AS QUESTÕES PARA MAIS DE UM RESPONDENTE EM MINHA EMPRESA?
Você pode obter a versão em PDF e "imprimir avaliação", dessa forma compartilhar com os demais participantes de sua equipe. Você também pode adicionar mais de um log in respondente em ‘’Configurações’’, dessa forma mais de uma pessoa na empresa pode acessar o questionário.

A MINHA EMPRESA SERÁ AVALIADA DA MESMA FORMA QUE AS DEMAIS?
Cada empresa é avaliada de maneira individual e não comparada com as demais, devido ao nível de ponderação dos questionários personalizados que consideram tamanho (nº de funcionários), setor e localização de cada empresa. Além disso as empresas serão divididas nas categorias Terra e Gente com a divisão de pequenas e médias.

O PRÊMIO AVALIA UM CASE ESPECÍFICO DA EMPRESA?
Não. O intuito do prêmio não é avaliar um caso específico, e sim a empresa de maneira sistêmica. A ferramenta de Avaliação de Impacto B funciona exatamente com este propósito de avaliar o impacto integral das empresas.

QUEM É RESPONSÁVEL PELO QUESTIONÁRIO?
A Avaliação de Impacto B foi desenvolvida pelo B Lab. Eles são responsáveis pelo envio de senhas, gestão e armazenamento das informações coletadas. O Sistema Bé parceiro internacional do B Lab e opera as relações entre as empresas locais e esta ferramenta. Por isso sempre que tiver dúvidas entre em contato com a equipe local do Sistema B pelo e-mail pedro.augusto@sistemab.org e lucas@sistemab.org.

QUEM SÃO O SISTEMA B E O B-LAB?
O Sistema B é o responsável pela difusão desse movimento de Empresas B na América Latina  em aliança com B Lab. Nosso objetivo como organização é utilizar a força do negócio como um agente de mudança positiva no mundo, redefinindo o conceito de sucesso nos negócios. Para mais informações sobre o B Lab acesse www.bcorporation.nete sobre o Sistema B www.sistemab.org.

23.03.2020